Pular para o conteúdo principal

Tara da balança

A tara da balança aqui no interior de Pernambuco é o ponto de equilíbrio que equaliza duas medidas. Essa é a posição ideal do homem perante a vida. Ser a tara da Balança e equalizar suas palavras, atitudes e ações. O Equilíbrio, esse é o caminho.

Quando menino, quase adolescente, morando no Sítio Gabié, zona rural de João Alfredo-PE, nas terras de Vô Caju(José Elias da Silva), começava minhas primeiras obrigações cuidando das crias (bodes, cabras e etc.) e quase sempre ficava na pequena "Mercearia ou Venda" do meu Pai (Benízio Elias da Silva)ou como carinhosamente era conhecida: "A Bodega de Mala-Véia", apelido que o Sr Benízio de Caju (meu Pai) ganhou num passado que deixou saudades.

Na "Bodega" tinha pouca variedade: açúcar, querosene, sal, fubá, sardinha de balde, fumo de rolo, cachaça, sabonete, gilete, mel borges, misturadas (aguardente com ervas), cocadas, lanchinhos, bolachas secas e de canelas,... Itens que toda bodega tem.

Vez ou outra era preciso fazer o uso da fiel balança para pesar fumo, açúcar e outros produtos para os fregueses de Mala-Véia, anotava no bom e valioso caderno.

Ao pesar Açúcar, por exemplo: num prato da balança o peso de 01 KG de outro lado a quantidade de Açúcar colocado até o respectivo prato tocar na balança. E ai de mim se deixa-se a balança nivelando os pratos, ou seja, na tara.

Praquele momento era preciso aquela medida, tempo bom aquele, saudades!

Hoje não, hoje procuro a "Tara da Balança".

Mas procuro de verdade, pra minha cidade, pro meu trabalho, pra justiça, pra minha casa, pra minha vida.
Os tempos mudaram. Hoje peso bom pra mim é "A Tara da Balança".

Quantas vezes colocamos medidas erradas nos pratos de nossas balanças? Como andamos pesando ultimamente?

Num prato: o corre-corre, a luta, no outro prato o lazer;

Num Prato: a necessidade, no outro prato satisfação;

Num Prato: o Governo, no outro Prato o Povo;

Num Prato: a Paixão, no outro o Tesão;

Num Prato: a Amizade, no outro a Conveniência;

Num Prato: os Valores, no outro as Necessidades;

Num Prato: a Vida, no outro a Morte;

Num Prato: o Sofrimento, no outro o Ensinamento;

Num Prato: a Política, no outro nem sei;

Num Prato: a Verdade, no outro a Mentira;

Num Prato: a Genética, no outro o que Construí pelo Caminho;

Num Prato: o Passado, no outro o Presente, mas sempre O Futuro como "Contra-Peso";

Vivo em constante busca pela "Tara da Balança", feliz o Homem que a encontra!

E agora você prefere 01 Kg Bem Pesado ou a "Tara da Balança"?

Benízio Elias da Silva Filho (Duy)

CRA-PE: 6872

Autor Anônimo 

Postagens mais visitadas deste blog

Contato

Se você encontrar problemas ou se quiser reportar conteúdos inapropriados, submeta seu feedback entrando em contato. Envie-nos suas mensagens: caixapostal@pesocerto.com.br

Bactérias

Resumo As bactérias estão presentes em todos os lugares: ao nosso redor, e também dentro de nós. Você tem medo delas? Não tenha, porque a maioria das bactérias é realmente boa para nós. Só umas poucas podem, ocasionalmente, gerar infecções e nos deixar doentes. As bactérias causam infecções ao dividirem-se rapidamente no interior do corpo humano, por meio de um processo em que uma célula se divide em duas num ritmo rápido. Para alimentar o crescimento e a divisão, as bactérias precisam encontrar seu alimento favorito e conseguir processá-lo (digeri-lo) corretamente. Assim como os humanos gostam de comer doces, uma das escolhas alimentares favoritas das bactérias é o açúcar simples, chamado glicose. Descobrimos que, quando as bactérias não processam corretamente a glicose, elas não conseguem se dividir de modo apropriado. Queremos entender a ligação entre o processamento da comida e a divisão celular das bactérias – especialmente durante a infecção – para, desse modo, impedir que elas ...

Horta em casa

Condição: Para plantar precisa ser vocacionado para a terra, isto é, gostar de terra. Pode ser em um pedaço de terra  no quintal de sua casa ou vasos em apartamentos. No caso de quintais,  retire todo o entulho como restos de construção e faça a limpeza do local, deixando somente material que entra em decomposição. Plásticos e Vidros envie para a reciclagem. No apartamento traga uma terra adubada e coloque em vasos. Onde plantar : 1. Pode canteiros Alface, couve, cenoura, rabanete, beterraba, brócolis, cebola, cebolinha, Salsinha, Coentro, abóbora Italiana, espinafre, vagem, tomate, giló, espinafre, aspargo e muito mais. Afofar bem o canteiros e adube para produzir boas verduras. 2. Para covas: Milho, feijão, mandioca, quiabo, abóbora rasteira, amendoin, chuchu, Girasol. Afofe bem a cova e adubar. 3. Para vasos: Alface, feijão, abóbora, Giló, Pimenta, Espinafre, Cebolinha, Salsinha, Coentro, Tomate, Abóbora de árvore, Couve, Estes são alguns exemplos mas ...