Essas plantas são capazes de purificar o ar, segundo a ciência
Um estudo da Universidade de Birmingham mostrou que espécies comuns podem reduzir os níveis de poluição em casas e escritórios
Além de darem mais vida e beleza à casa, as plantas🌿 também podem purificar o ar. Foi o que provou um estudo da Universidade de Birmingham, que analisou três espécies domésticas e provou que elas têm uma contribuição significativa ao reduzir a poluição em casas e escritórios.
A pesquisa, publicada em 2022, fez uma série de experimentos e colocou plantas comuns em casas do Reino Unido – e, coincidentemente, também do Brasil – em contato com o dióxido de nitrogênio, um poluente comum. Os resultados mostraram que as espécies são capazes de reduzir os níveis de dióxido de nitrogênio em até 20%.
Nos experimentos, cada planta foi colocada em uma câmara contendo níveis de dióxido de nitrogênio semelhantes aos níveis de uma casa próxima a uma estrada movimentada. Ao final do teste, todas as plantas, independente da espécie, removeram cerca de metade do dióxido de nitrogênio da câmara.
Os estudiosos responsáveis pela pesquisa calcularam que os resultados significam que, em um escritório pequeno e mal ventilado com cerca de 15 m², cinco plantas seriam capazes de diminuir os níveis do poluente em 20%. Em um escritório de médio porte, de cerca de 100 m², a mesma quantidade de plantas poderia reduzir o dióxido de nitrogênio em 3,5%, mas o efeito seria aumentado com a adição de mais plantas.
Segundo o estudo, o desempenho não depende das condições em que as espécies estão – tanto faz se o solo estava úmido ou seco ou se elas estavam em locais escuros ou bem iluminados. Veja, abaixo, as plantas que fizeram parte do estudo da Universidade de Birmingham.
Recorte da Web
Envie-nos suas mensagens:
caixapostal@pesocerto.com.br