Pular para o conteúdo principal

Repolho e os pulmões

Estudo: Matéria BBC

Repolho é rico em substâncias químicas que agem como protetores naturais
O consumo de repolho e outras verduras da mesma "família" pode reduzir o risco de câncer de pulmão em 70% das pessoas, indica um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em francês), publicado no jornal científico Lancet.

Essas verduras, chamadas crucíferas, já haviam sido associadas à redução dos índices da doença, mas a razão não havia sido descoberta até essa pesquisa.

Os cientistas envolvidos no estudo concluíram que comer verduras crucíferas pelo menos uma vez por semana reduz o risco de câncer em pessoas com versões inativas de dois genes presentes em 70% das pessoas.

Os dois genes, o GSTM1 e o GSTT1, geralmente protegem o corpo de determinadas toxinas.

Protetores naturais

Verduras como repolho, brócolis e brotos de feijão são ricos em substâncias químicas chamadas isotiocianatos, tidos como protetores naturais contra o câncer de pulmão.

Geralmente os isotiocianatos são eliminados do organismo por enzimas "limpadoras" produzidas pelos dois genes.

Os pesquisadores da Iarc, localizada em Lyon, na França, examinaram 2.168 pessoas com câncer no pulmão e outras 2.168 saudáveis, vindas de Polônia, Eslováquia, República Checa, Romênia, 
Rússia e Hungria, onde essas verduras fazem parte da dieta básica.

Foram tiradas amostras de DNA e as suas dietas foram monitoradas. O efeito protetor do gene não foi observado nas pessoas com versões ativas dos dois genes.

Entre aqueles que tinham uma versão inativa do GSTM1, no entanto, o consumo semanal dos vegetais aumentou a proteção contra a doença em 33%. Cerca de metade das pessoas tem essa forma de gene.

Nos participantes com uma versão inativa do GSTT1, o aumento da proteção foi ainda maior - 37%. Apenas um quinto dessas pessoas tem esse gene.

Em indivíduos com versões inativas dos dois genes – situação que se aplica a 10% da população – o efeito protetor foi de 72%.

"Essas informações fornecem fortes provas de que um efeito protetor substancial de verduras crucíferas sobre o câncer de pulmão", afirmou um dos cientistas envolvidos no estudo, Paul Brennan.

Outro pesquisador da equipe, Paulo Boffetta, ressaltou que todos os voluntários comiam as verduras e, portanto, não é possível saber, a partir do estudo, se a quantidade ingerida intefere no efeito protetor.

"A mensagem aqui é que o efeito ambiental depende da herança genética e vice-versa."

Boffetta, entretanto, enfatizou que o efeito protetor das verduras não eliminaria os malefícios causados pelo cigarro, maior responsável pela incidência de câncer de pulmão.

"O risco de um fumante regular desenvolver câncer de pulmão é 20 vezes maior do que o de um não-fumante. Portanto, mesmo se o consumo desses vegetais cortar esse risco pela metade, fumantes ainda estariam sob um risco muito maior."

Se gostou compartilhe com seus amigos e comente em caixapostal@pesocerto.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Contato

Se você encontrar problemas ou se quiser reportar conteúdos inapropriados, submeta seu feedback entrando em contato. Envie-nos suas mensagens: caixapostal@pesocerto.com.br

Saúde plena

Tomar remédios prescrito pelo médico. Dormir no mínimo 7 horas por dia. A cor azul causa dependência nas telas, isto em excesso. Não jantar ou comer bem pouco. 1 fruta é bom, 1 caldo bem leve. De manhã, tomar de início 1 copo de morna com limão (21 dias). Sem açúcar ou adoçante. Tomar pouco café preto ou não tomar.(Para mim, não faz bem). Alimentar com coisas forte de manhã. (desjejum) O Chucrute é grande aliado para o estômago e intestino.  Almoçar com qualidade. De preferência um prato colorido com feijão, arroz e aproximadamente 20 gramas de carne vermelha ou branca. Não esqueça de comer peixes, legumes e verduras. De horas em hora tomar 1 copo de água quando não estiver alimentando. Cochila 30 minutos após o almoço e depois fazer caminhada pelo mesmo tempo. Andar  150 minutos por semana  ou 30 minutos por dia para fortalecer o coração e os músculos. Pedalar, nadar, tudo vale. Alimentar de  3 em 3 horas. Precisamos repor a energia gasta para nutrir a célula. Depoi...

Horta em casa

Condição: Para plantar precisa ser gostar de terra. Pode ser em um pedaço de terra  no quintal de sua casa ou vasos em apartamentos .  No caso de quintais,  retire todo o entulho como restos de construção e faça a limpeza do local, deixando somente material que entra em decomposição. Plásticos e Vidros envie para a reciclagem e pedras de entulho contrate uma caçamba para remover do local. Apartamento comprei terra adubada e coloque em vasos. Pode fazer sistema hidropônico para fazer hortas. Onde plantar : 1. Canteiros Alface, couve, cenoura, rabanete, beterraba, brócolis, cebola, cebolinha, Salsinha, Coentro, abóbora Italiana, espinafre, vagem, tomate, giló, espinafre, aspargo e muito mais. 2. Covas ( fora do canteiro): Milho, feijão, mandioca, quiabo, abóbora rasteira, amendoin, chuchu. 3. Vasos: Alface, feijão, abóbora, Giló, Pimenta, Espinafre, Cebolinha, Salsinha, Coentro, Tomate, Abóbora de árvore, Couve. Não esqueça que a planta precisa de água, a...