Obesidade
Esperança de vida em risco de diminuir
Pela primeira vez em muitas décadas, a esperança média de vida poderá diminuir face à geração anterior devido ao excesso de peso e as consequências na saúde.
Estudiosos e investigadores estão preocupados com as proporções que a obesidade está a assumir nas sociedades industrializadas. Em Portugal, reclama-se já por uma estratégia nacional de combate ao fenómeno.
Na verdade, 30% das crianças portuguesas são consideradas obesas, com todos os riscos que isso comporta para a saúde pública. Saber como combater essa tendência e perceber quais as consequências da obesidade ao nível da saúde são os grandes objectivos do seminário que a Deco organizou sobre esta temática.
Desde há muito que a Associação para a Defesa do Consumidor vem a alertar para os perigos de uma alimentação errada, tantas vezes fomentada pela publicidade. Estudos efectuados aos anúncios durante a programação infantil não deixaram dúvidas a esta associação.
"Os produtos alimentares ricos em gordura, sal e açúcar são os mais publicitados", diz Fernanda Santos, da Deco. "Preocupa-nos que a publicidade influencie os comportamentos de compra" e os hábitos alimentares, acrescenta.
O futuro da criança obesa e o sedentarismo são outros temas em foco neste seminário, dirigido a pais, professores e profissionais de saúde.
Os especialistas responsabilizam as mudanças sociais das últimas décadas que afectaram hábitos familiares, nomeadamente, no que toca à gestão do tempo e do espaço, como principais causas do fenómeno.
"O crescente envolvimento electrónico, o desaparecimento das culturas de rua, a densidade de tráfego automóvel, insegurança e excesso de protecção que os pais têm vindo a direccionar" e a tentativa de controlo, por parte dos pais, das energias dos filhos, que querem "intelectualmente activos e fisicamente passivos", diz o Professor da Faculdade de Motricidade Humana, Carlos Neto.
O especialista chama ainda a atenção para o facto de os pais institucionalizarem tudo - "As crianças são crianças agenda".