Pular para o conteúdo principal

Cuidando da pele no inverno

 

10 DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO INVERNO

Se você acha que no Inverno pode descuidar da pele, está enganada! Tanto o verão, quanto o Inverno exigem cuidados extras com a pele, o que muda é apenas o tipo de cuidado.

Aqui no Sul do Brasil, onde o frio é mais intenso, algumas mudanças podem ser percebidas facilmente em nossa pele nessa época. A pele fica sem brilho, tornando-se mais ressecada e áspera, aumentando a incidência de doenças como dermatite atópica, eczemas e outros problemas que levam à descamação e, em certos casos, coceira.

Por outro lado, aqueles que tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborreica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo).

Então, é chegada a hora de redobrarmos os cuidados diários com a pele. Confira as 10 principais dicas para manter a pele saudável e bonita também na estação mais fria:

1) CUIDADO COM OS BANHOS

Evite banhos quentes, prolongados e com muito sabonete. Além disso, dê preferência também aos sabonetes líquidos, que são mais emolientes.A água quente provoca a descamação da pele e retira a camada protetora, deixando-a ainda mais seca e desidratada, predispondo a um maior ressecamento e às dermatites.

2) FAÇA ESFOLIAÇÃO, MAS COM CAUTELA

Evite muitas esfoliações e uso de esponjas no corpo e rosto nesta época. Sua pele está mais sensível e ressecada. Assim como o banho quente, esta ação retira a camada de oleosidade protetora da sua pele, ressecando-a ainda mais.

3) HIDRATE SEMPRE O CORPO

O ideal é passar um creme hidratante corporal na pele duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Preferencialmente após o banho, quando a pele ainda está úmida, pois isso aumenta o poder de hidratação do produto, com maior retenção de água na pele. Aplique então uma camada fina e uniforme de hidratante em todo o corpo.

4) CUIDADO COM A HIDRATAÇÃO DO ROSTO

Reaproveitar o hidratante corporal para o rosto é um erro que muitas pessoas cometem sem saber. Não devemos usar o mesmo produto do corpo na face porque a quantidade de substâncias oleosas é sempre maior nos produtos corporais, além disso não são produtos adequados para todos os tipos de pele.

5) DÊ ATENÇÃO ESPECIAL AOS LÁBIOS

Os lábios também sofrem com a ação do frio, podendo até rachar. Não esqueça do protetor labial. Dê preferência aos que possuem fotoproteção.

6) NÃO ESQUEÇA DAS MÃOS E DOS PÉS

No Inverno, as mãos e os pés também ressecam mais. Os cremes com vitamina E, uréia e glicerina podem ajudar muito. O mercado oferece muitos cremes específicos para os cuidados dessa região.

7) PROTETOR SOLAR É TAMBÉM PARA O INVERNO

Não deixe de usar o protetor solar diariamente. Apesar de os raios UVA e UVB estarem menos intensos que no verão, a proteção solar se faz necessária. O ideal é passar um creme hidratante com filtro solar no corpo e no rosto todos os dias.

8) MANTENHA A HIDRATAÇÃO INTERNA DO CORPO

A hidratação também é feita de dentro para fora. É comum que no tempo frio, devido a menor perda de água pelo corpo, as pessoas não tomem tanta água como no verão, o que é errado, pois a ingestão diária de água deve ser, em média, de 2 litros. Você pode variar bebendo águas saborizadas, sucos e chás sem cafeína, como de hibisco, camomila, erva-doce e laranja.

9) ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Como sempre, o tratamento de qualquer problema de saúde no corpo deve passar pela alimentação. A tendência em estações frias é ingerir com maior frequência alimentos gordurosos. Manter uma alimentação mais saudável com frutas e verduras é fundamental! Inclua na dieta alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, que combatam os radicais livres e tratem a pele, combatendo o ressecamento. Invista em morangos, framboesas, laranjas, tangerinas, limões, brócolis, repolho e cenoura.

10) BOA ÉPOCA PARA TRATAMENTOS ESTÉTICOS

O lado positivo do Inverno é que a ausência de sol forte beneficia diversos tratamentos. Essa estação é excelente para peelings químicos, procedimentos a laser, para remoção de manchas ou rejuvenescimento, bem como a depilação definitiva.

Cuide da saúde da sua pele neste Inverno e curta o melhor da estação!


Dr. Juliana Fontes

Postagens mais visitadas deste blog

Contato

Se você encontrar problemas ou se quiser reportar conteúdos inapropriados, submeta seu feedback entrando em contato. Envie-nos suas mensagens: caixapostal@pesocerto.com.br

Saúde plena

Tomar remédios prescrito pelo médico. Dormir no mínimo 7 horas por dia. A cor azul causa dependência nas telas, isto em excesso. Não jantar ou comer bem pouco. 1 fruta é bom, 1 caldo bem leve. De manhã, tomar de início 1 copo de morna com limão (21 dias). Sem açúcar ou adoçante. Tomar pouco café preto ou não tomar.(Para mim, não faz bem). Alimentar com coisas forte de manhã. (desjejum) O Chucrute é grande aliado para o estômago e intestino.  Almoçar com qualidade. De preferência um prato colorido com feijão, arroz e aproximadamente 20 gramas de carne vermelha ou branca. Não esqueça de comer peixes, legumes e verduras. De horas em hora tomar 1 copo de água quando não estiver alimentando. Cochila 30 minutos após o almoço e depois fazer caminhada pelo mesmo tempo. Andar  150 minutos por semana  ou 30 minutos por dia para fortalecer o coração e os músculos. Pedalar, nadar, tudo vale. Alimentar de  3 em 3 horas. Precisamos repor a energia gasta para nutrir a célula. Depoi...

Horta em casa

Condição: Para plantar precisa ser gostar de terra. Pode ser em um pedaço de terra  no quintal de sua casa ou vasos em apartamentos .  No caso de quintais,  retire todo o entulho como restos de construção e faça a limpeza do local, deixando somente material que entra em decomposição. Plásticos e Vidros envie para a reciclagem e pedras de entulho contrate uma caçamba para remover do local. Apartamento comprei terra adubada e coloque em vasos. Pode fazer sistema hidropônico para fazer hortas. Onde plantar : 1. Canteiros Alface, couve, cenoura, rabanete, beterraba, brócolis, cebola, cebolinha, Salsinha, Coentro, abóbora Italiana, espinafre, vagem, tomate, giló, espinafre, aspargo e muito mais. 2. Covas ( fora do canteiro): Milho, feijão, mandioca, quiabo, abóbora rasteira, amendoin, chuchu. 3. Vasos: Alface, feijão, abóbora, Giló, Pimenta, Espinafre, Cebolinha, Salsinha, Coentro, Tomate, Abóbora de árvore, Couve. Não esqueça que a planta precisa de água, a...